As pragas da música popular

Calma, gente. Não vou escrever mais um tratado falando contra as músicas clichês que grudam em nossos ouvidos a cada verão. Passo Rebolation, Ai se eu te pego e qualquer outra porcaria que você queira me lembrar.

Sempre brinquei que a música Detalhes, do Roberto Carlos, era uma praga contra uma ex. Pensa bem: a moça pode fazer o que quiser, pode tentar o que for e não vai esquecer o cara.

Aí comecei a colecionar algumas outras músicas que também são pragas, já pensando em escrever esse post. A maioria é música de corno, afinal de contas, pra rogar praga no ser amado é porque ele não foi tão querido assim... mas vamos lá:

* Meu guarda chuva, Paula Lima.

Praga master: "Agora chora que é bom / Chorar que eu quero ver"

Como é um samba rock, animadão, nem dá pra ficar muito assustada com a praga. Vê aí:



* Você vai ver, Zezé di Camargo & Luciano.

Praga master: "Na noite fria solidão / Saudade vai chamar meu nome"

Sertanejo tem dor de corno em todas as músicas, até nas animadas, mas nessa ele fez questão de não deixar barato e rogar a praguinha dele:



* Vou festejar, de Jorge Aragão, imortalizada na voz da magnífica Beth Carvalho.

Praga master: "Vou festejar (vou festejar) / O teu sofrer / O teu penar"

É, visto escrito assim, a gente fica até bege que alguém possa compor tanta maldade. Mas confessa: nunca, nunquinha, você não cantou essa música - até ficar rouca - pensando naquele bofe? Pois é. Eu também:



* A campeã das campeãs das pragas, como eu disse lá em cima, é Detalhes, do Robertão.


Praga master: "Pensando ter amor / Nesse momento / Desesperada você / Tenta até o fim / E até nesse momento você vai / Lembrar de mim..."

Parece uma declaração de amor, meu bem. Mas tenha certeza: não, não é. O cara não consegue ficar feliz porque a moça foi em frente, tá vivendo a vida sossegadinha com outro. Até naquela hora (naquela, sabe?) ele quer que ela continue lembrando dele. Volta pro mar, né, oferenda? (Robertão, te amo!)



E, pra finalizar, a auto-praga, ou seja, aquela que a fulana poupa o ser amado e se "roga a si mesma" a maldição. Sabem quem é a master nisso né? Maysa! Tem um zilhão de músicas dela que se auto-pragam, mas a campeã é Candidata a Triste. Sente o drama:

"Ah, meu bem, eu sei que nao me engano
Sei que vou chorar um oceano
Você vai me deixar quando eu precisar
De você em mim, quando eu mais viver
Quando eu não pensar, amor
Em chegar ao fim"



Pergunta que não quer calar: se o cara é filho da mãe assim, pra quê, meu Deus, dar murro em ponta de faca? Eu bem sei que fui desse time, mas nesse nível, olha, é muita humilhação pra um ser humano só... :)

Aguardem! Vou pesquisar umas pragas internacionais pra outro post!

Comentários

  1. Oi Tatá, concordo com você, mas é normal quando se sai magoado para a maioria das pessoas (principalmente quando há traição) que se fique praguejando a outra parte! É um momento... e a música de dor-de-cotovelo vive dessa identificação com a dor alheia... O ruim mesmo é que muitas são realmente de mau gosto!

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha, arrasou! Muito bem colocado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário