Gramática

Em uma aula de gramática, dois olhares se cruzaram e se evitaram. O do rapaz voltou atrás e, com um ar envergonhado, cumprimentou a moça, agora apenas sua colega de classe. Ela retribuiu o aceno de mão e fingiu se concentrar no professor.

*

"Verbo é toda palavra que encerra ideia de ação ou estado. A palavra verbo vem do latim verbum, que significa palavra."

"Pronomes são um conjunto fechado de palavras de uma língua que podem substituir substantivos variados, ou frases derivadas deles, na formação de sentenças. Os pronomes reflexivos são os que, no papel de objeto direto e/ou indireto, representam a mesma pessoa que o sujeito da oração (...), há casos em que o pronome indica também reciprocidade."

(definições da Wikipedia)

*

Olhando para o pescoço branco e cheio de pintinhas do rapaz, a menina escreveu em seu caderno:

Verbos exprimem ação.

Com a mente meio dividida e divagando, a garota pensava neles dois, enquanto anotava os verbos na margem da página, distraída:

"Algumas das minhas ações preferidas: ler - cantar - escrever - dançar - rir
Aquelas que prefiro nele: gargalhar - conversar - olhar - tocar
As que caberiam perfeitamente em nós dois, juntos: abraçar - beijar - acariciar"

Esquecendo-se completamente da aula, do professor e do conteúdo que deveria anotar, escreveu ainda em uma página em branco:

"O único verbo que eu gostaria que servisse pra gente: amar."

Tudo virou silêncio e, pela milésima vez, ela se perdeu da matéria, pensando aonde tinha errado. A caneta rabiscava desenhos e palavras desconexas, os nomes deles e muitos, muitos pontos de interrogação.

*

Surpresa com o final da aula e o barulho provocado pela movimentação dos colegas, ela o acompanhou com o olhar até a porta da sala, aonde o viu abraçando a nova namorada.

Alguém que era tudo que ela jamais seria. Principalmente aos olhos dele.

Com a já conhecida pontada de dor no peito, fez a última anotação antes de fechar o caderno, logo abaixo do verbo 'amar':

De preferência, com um pronome reflexivo:
"Ah, mas esses dois ainda se amam tanto... por que será que acabou?"

Comentários

Postar um comentário