"Seja uma dama", disseram.

Li este texto na página A girl's guide to take the world no Facebook no final do ano. Ele NÃO é meu, mas achei interessante demais para não ser traduzido e compartilhado em Português. É uma amostra bem realista do que a gente vive:

Seja uma dama, disseram. Sua saia é curta demais. Sua camisa está aberta demais. Sua calça justa demais. Não mostre tanta pele. Não mostre suas coxas. Não mostre seus seios. Não mostre a barriga. Não exiba o decote. Não mostre a lingerie. Não mostre os ombros. Cubra-se. Deixe algo para a imaginação. Vista-se modestamente. Não seja uma tentação. Os homens não conseguem se controlar. Homens têm necessidades. Você parece desleixada. Relaxe. Mostre um pouco de pele. Seja sexy. Seja gostosa. Não seja tão provocante. Você está pedindo. Use preto. Use salto. Você está arrumada demais. Você está arrumada de menos. Não use calça de moletom; parece que você não se cuida.

Seja uma dama, disseram. Não seja gorda demais. Não seja magra demais. Não seja grande demais. Não seja pequena demais. Coma. Emagreça. Pare de comer tanto. Não coma tão rápido. Peça uma salada. Não coma carboidratos. Pule a sobremesa. Você precisa perder peso. Caiba naquele vestido. Faça uma dieta. Cuide do que come. Coma aipo. Masque chiclete. Beba muita água. Você tem que caber naquela calça jeans. Deus, você parece um esqueleto. Por que você não come, apenas? Parece emaciada. Parece doente. Coma um hambúrguer. Os homens gostam de mulheres com um pouco de carne nos ossos. Seja pequena. Seja leve. Seja miúda. Seja delicada. Seja feminina. Use tamanho zero. Use um zero duplo. Não seja nada. Seja menos que nada.

Seja uma dama, disseram. Remova os pelos do corpo. Raspe as pernas. Raspe as axilas. Raspe a virilha. Depile o rosto. Depile os braços. Depile as sobrancelhas. Livre-se do buço. Faça descoloração aqui. Faça descoloração ali. Clareie a pele. Bronzeie a pele. Acabe com as cicatrizes. Cubra as estrias. Fortaleça o abdômen. Preencha os lábios. Coloque botox nas rugas. Faça lifting no rosto. Endureça a barriga. Afine as coxas. Tonifique as panturrilhas. Empine os seios. Pareça natural. Seja você mesma. Seja genuína. Seja confiante. Você está tentando demais. Você parece exagerada. Os homens não gostam de moças que tentam demais.

Seja uma dama, disseram. Use maquiagem. Prepare o rosto. Disfarce as manchas. Contorne o nariz. Destaque os malares. Contorne as pálpebras. Preencha as sobrancelhas. Estique os cílios. Coloque cor nos lábios. Coloque pó, blush, pó bronzeador, iluminador. Seu cabelo está curto demais. Seu cabelo está comprido demais. Está com pontas duplas. Clareie o cabelo. As raízes estão aparecendo. Tinja o cabelo. Azul não, parece artificial. Você está ficando grisalha. Parece tão velha. Pareça jovem. Pareça jovial. Pareça atemporal. Não envelheça. As mulheres não ficam velhas. Velho é feio. OS homens não gostam de feias.

Seja uma dama, disseram. Poupe-se. Seja pura. Seja virginal. Não fale sobre sexo. Não flerte. Não seja uma vagabunda. Não seja vadia. Não durma por aí. Não perca a dignidade. Não transe com homens demais. Não se entregue. Os homens não gostam de putas. Não seja uma puritana. Não seja tão controlada. Divirta-se um pouquinho. Sorria mais. Dê prazer aos homens. Seja experiente. Seja sexual. Seja inocente. Seja safada. Seja virginal. Seja sexy. Seja a garota descolada. Não seja como as outras. 

Seja uma dama, disseram. Não fale tão alto. Não fale tanto. Não ocupe seu espaço. Não se sente assim. Não se destaque desse modo. Não seja intimidante. Por que você está tão triste? Não seja uma chata. Não seja tão mandona. Não seja assertiva. Não exagere. Não seja tão emotiva. Não chore. Não grite. Não fale palavrões. Seja passiva. Seja obediente. Suporte a dor. Seja agradável. Não reclame. Deixe-o relaxar. Infle o ego dele. Faça-o se apaixonar. Os homens querem o que não podem ter. Não se entregue. Faça-o trabalhar. Os homens gostam de caçar. Dobre as roupas dele. Faça seu jantar. Mantenha-o feliz. É esse o trabalho de uma mulher. Você vai ser uma boa esposa um dia. Adote o sobrenome dele. Colocou um hífen em seu sobrenome? Feminista maluca. Dê-lhe filhos. Não quer filhos? Vai querer um dia. Vai mudar de ideia.

Seja uma dama, disseram. Não seja estuprada. Proteja-se. Não beba tanto. Não ande sozinha. Não saia tarde da noite. Não se vista assim. Não mostre tanto. Não fique bêbada. Não deixe a bebida sozinha. Ache uma companhia. Ande em lugares bem iluminados. Fique em lugares seguros. Diga a alguém aonde vai. Leve spray de pimenta. Compre um apito. Segure as chaves como uma arma. Faça um curso de autodefesa. Confira o porta-malas. Tranque as portas. Não saia sozinha. Não faça contato visual. Não pisque. Não pareça fácil demais. Não atraia a atenção. Não trabalhe até tarde. Não conte piadas sujas. Não sorria para estranhos. Não saia de noite. Não confie em ninguém. Não diga sim. Não diga não.

Só seja uma dama, disseram.

Comentários

Postar um comentário