Dicas de livros


por Thaiz Bechara*
Personal Trainer garante que atitudes simples fazem até esquecer o cansaço do fim do dia
A vontade é uma só: emagrecer. Mas as desculpas são inúmeras e sempre as mesmas: Não tenho tempo para me exercitar, não gosto de academia, segunda-feira eu começo. A maior parte das pessoas passa o dia todo fora de casa trabalhando e quando chega a noite a disposição que tem é para assistir televisão, cuidar dos filhos ou navegar na internet. Em Sua vida em movimento, o educador físico Marcio Atalla derruba um mito: não há desculpa para não se exercitar. No livro, o professor apresenta alternativas para que homens, mulheres, crianças e idosos cuidem da saúde sem desculpas.

Responsável pelo quadro “Medida Certa”, do programa “Fantástico”, em que os apresentadores Zeca Camargo e Renata Ceribelli e o jogador Ronaldo fizeram uma reeducação alimentar acompanhada de uma bateria de exercícios durante 90 dias, o personal trainer garante que essas simples atitudes fazem até esquecer o cansaço do fim do dia.

A filosofia de Atalla é simples: é preciso ter consciência da importância de cuidar do próprio corpo, seguindo uma alimentação equilibrada e praticando exercícios regularmente, não importa qual sejam as dificuldades da sua rotina. No livro ele dá dicas de como seguir tudo isso transformando completamente a atitude em relação ao corpo. Em um nível mais avançado, também ensina a traçar metas pessoais e a organizar e pôr em prática um programa de exercícios.

Sua vida em movimento é um manual indispensável da boa saúde e do bem-estar nos tempos modernos, indispensável para qualquer pessoa que queira começar a viver melhor agora.

Histórias de Quem Acredita
Depois do sucesso do programa em um canal de TV fechado, a atriz e apresentadora Cissa Guimarães esta lançando o livro Viver com Fé: Histórias de Quem Acredita. Não se trata de um livro de entrevistas, mas de variadas matizes – budistas, espíritas, católicas e filosóficas.

No livro, o leitor vai encontrar histórias inspiradoras que foram coletadas durante as entrevistas para o programa e descobrir como a fé pode ajudar a superar obstáculos. Com reflexões sobre a fé em histórias de amor e superação, o público vai se emocionar com os relatos de quem as viveu. Entre os personagens estão Maria Bethânia, Zeca Pagodinho, Carlinhos de Jesus, Dona Virgínia, Elba Ramalho e muitos outros.

Giane – vida, arte e luta
Se você é fã do Reinaldo Gianecchini, não pode deixar de ler esse livro. Em Giane – vida, arte e luta, escrito pelo jornalista Guilherme Fiuza, o ator de 40 anos compartilha suas experiências após o período em que ficou internado para tratar de um linfoma não Hodgkin, entre o final de 2011 e o começo de 2012. Fiuza descreve Gianecchini como “um soldado”, termo que justifica citando uma entrevista que chegou a sete horas seguidas de duração.

O livro reúne retratos da fase de tratamento médico e intercala com lembranças do passado, da infância do ator em Birigui, interior de São Paulo, da época em que trabalhava como modelo e o período em que conheceu a apresentadora Marília Gabriela, com quem foi casado. Também é citado o início da carreira de Gianecchini na Globo, em Laços de Família (2000). Para relembrar a própria história, Gianecchini teve longas sessões de entrevista com Fiuza.

O Lado Bom da Vida: livro adaptado para o cinema, cujo filme rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Jennifer Lawrence  

Preparado para rir, chorar e torcer pelo protagonista deste livro? Comovente e bem-humorado,  O Lado Bom da Vida narra em primeira pessoa a tumultuada história de um professor que retorna ao lar, após passar uma temporada numa clínica psiquiátrica. Confuso em relação ao tempo em que passou internado e sobre o que se passou nesse período, Pat tem alguns objetivos em mente: enxergar o lado bom das coisas e ser melhor para poder se reconciliar com Nikki, sua ex-esposa.

Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes. À medida que seu passado, aos poucos, ressurge em sua memória, Pat começa a entender que “é melhor ser gentil, que ter razão” e faz dessa convicção sua meta.

A narrativa do escritor Matthew Quick é diferente: simples, mas sensível e com trechos realmente profundos. Alterna momentos tristes com momentos de felicidade e esperança. A história conquista por mostrar o lado bom de uma vida diferente. Uma narrativa sobre encontrar forças sem esperar coisas boas de onde jamais virão. Leitura rápida e viciante.

O livrou foi adaptado para o cinema e dirigido por David O. Russell, de O Vencedor, e estrelada por Bradley Cooper, de Se Beber Não Case, Jennifer Lawrence, de Jogos Vorazes, e Robert De Niro. A atuação de Jennifer lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz.






* Thaiz Bechara trabalha no Grupo Pão de Açúcar (essas dicas foram originalmente publicadas no site Extra.com.br), e além de escritora, ainda é modelo nas horas vagas.

Comentários